SAPATEADO

Nossos Horários:
Professora Andreia Simões
Todos na sexta-feira
TURMA DA CHAPINHA (4 a 5 anos - BABY TAP) - 17:50h às 18:30h  TURMA NOVA
SAPATEADO INFANTIL - 18:30h às 19:30h
SAPATEADO  JUVENIL - 19:30h às 20:30h
SAPATEADO ADULTO - 20:30h às 21:30h

Muito se fala sobre a história do sapateado, justamente por parecer ter originado de vários lugares. A hipótese mais provável é a de que surgiu no século V na Irlanda, onde os camponeses que usavam sapatos com solado de madeira para aquecer os pés, começaram a brincar com os sons que esse sapato fazia. Criavam diversos ritmos.
Já na Inglaterra, durante a Revolução Industrial, os operários usavam sapatos de madeira para se protegerem do chão muito quente das fábricas. Nos intervalos de trabalho, os operários ingleses se divertiam com os sons produzidos por aquele sapato, criando uma nova dança. Mais tarde os tamancos de madeira foram substituídos por sapatos de couro com moedas de cobre presas na sola.
Outra influência também muito forte, veio das danças africanas, que eram feitas pelos escravos em suas poucas horas de lazer. Alguns senhores feudais admiravam essas danças que uniam o trabalho dos pés descalços a movimentos do corpo, e usavam seus escravos para seu próprio entretenimento.
Já nos Estados Unidos, se consolidou realmente no início da década de 20, quando foi criado um espetáculo, onde 16 bailarinas executavam a mesma coreografia dando origem ao chamado “chorus line” que revolucionou os palcos da Broadway.
Desde então, até meados dos anos 40 o sapateado se proliferou como uma febre no país através destes musicais eternizando nomes como Fred Astaire, Ginger Rogers, Gene Kelly e Ann Müller.




Sapateado é um estilo de dança, originalmente irlandesa, na qual os dançarinos produzem sons sincopados, ritmados com os pés.


O sapateado não faz distinção de peso, sexo ou idade. Por ser uma modalidade de dança muito aeróbica gera um gasto calórico comparado à prática de esportes como natação ou corrida.


Os benefícios físicos desta modalidade são muitos, entre eles: aumento da capacidade cardiovascular, melhora da postura, desenvolvimento de força, resistência e agilidade.


Além dos benefícios físicos o sapateado proporciona aos seus alunos um novo contato com a música. Quem sapateia fica com os ouvidos afiados, porque sapatear é como tocar percussão com os pés.